Imprimir

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

Ligado .

O Senado aprovou o projeto que declara feriado nacional o dia 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. O projeto foi apresentado pela então senadora Serys Slhessarenko, e também já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

dia da cosnciência negras

Líder negro no Brasil do século 17 e herói nacional, Zumbi foi o fundador do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, e é considerado um símbolo da resistência e da liberdade. Na data de sua morte, é celebrado o Dia da Consciência Negra, considerado feriados em alguns estados e cidades, por leis estaduais ou municipais.
O projeto agora aprovado pelos senadores, e enviado à sanção da presidente Dilma Roussef, declara o 20 de novembro como feriado nacional. Para a senadora Vanessa Grazziontin, do PC do B do Amazonas, trata-se de um reconhecimento importante.

“Alguém poderia suscitar questionamento seria ao fato do feriado, entretanto nós temos feriados religiosos vários reconhecidos, por que não esse que representa a luta do povo? Então acho que é uma medida importante e um reconhecimento à história do Brasil, reconhecimento à participação do povo na construção do país que nós temos hoje”.

O projeto que declara feriado nacional no Dia de Zumbi e da Consciência Negra foi apresentado pela então senadora Serys Slhessarenko, e também já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.


Fonte: Rádio Senado / Celso Cavalcanti.

Receba novidades no seu email

Click HERE is best bookmaker in the world.
Offers Bet365 best odds.
vereador humberto henrique
All CMS Templates